O Instagram é uma enorme
rede social com mais de 1 milhão de usuários ativos – uma base de usuários que
continua a crescer mesmo agora sem sinais de desaceleração. Ele é rápido de
gerenciar graças à sua natureza amplamente visual e possui um dos melhores
engajamentos da Web.
Muitas empresas usam o
Instagram para impulsionar seus produtos e serviços para obter uma popularidade
extraordinária. Além disso, existem inúmeras “celebridades do Instagram” que
ganham a vida por postar no Instagram sozinho. Algumas delas recebem até 10 mil
reais por um único post.
Isso deve dizer-lhe algo
sobre o quanto as grandes empresas valorizam o Instagram!
Mas, apesar de tudo isso,
inúmeras empresas ainda não conseguem ganhar impulso na plataforma. Isso porque
elas estão sempre postando o mesmo conteúdo dia após dia, não fornecendo nenhum
valor para seu público, e não conseguindo entender quando se trata do que adere
ou quais estratégias funcionam.
É aí que entra esse
artigo rápido. Continue lendo e mudaremos a maneira como você visualiza o Instagram
e a maneira como sua empresa opera.
Este artigo está dividido
em duas partes. Primeiro, veremos como você pode criar um movimento real ao
entender o que faz o Instagram funcionar. Então, entraremos nos detalhes
granulares – as dicas e truques que fazem com que qualquer conta do Instagram
cresça mais rápido. Começaremos com uma visão geral e depois veremos os
detalhes.
E falando em grande
imagem, é disso que o Instagram é para os negócios. Trata-se de vender um sonho
ou uma “proposta de valor”. Sendo muito visual, o Instagram se presta a
promover sentimentos sobre imagens – mostra pessoas que são bem-sucedidas, que
são felizes ou que estão muito na moda.
Isso, por sua vez, cria
uma reação visceral instantânea no espectador, que é motivado socialmente a
querer fazer as mesmas coisas e sentir o mesmo . É por isso que seguimos as
contas aspiracionais, e é por isso que as postagens do Instagram têm o
potencial de influenciar mais do que qualquer coisa que você possa realizar no
Twitter.
Como dizem: uma imagem
vale mais que mil palavras!
Na verdade, você pode até
chegar a definir muitos movimentos culturais no Instagram. O Instagram é, pelo
menos parcialmente, responsável pela selfie, por exemplo – as selfies são, pelo
menos, uma forma de os adolescentes e outros se expressarem online, e isso se
espalhou em inúmeras outras mídias. Alguns chegaram ao ponto de culpar o
Instagram por criar uma população mais narcisista.
Da mesma forma, o
Instagram pode ser parcialmente responsável por todo o movimento “hipster”.
Hipsters são geralmente
considerados como millennials que são muito “autoinformados” (ou autoconscientes,
dependendo do seu ponto de vista).
São pessoas que estão
insatisfeitas com muitos aspectos da sociedade moderna e que, como resultado,
decidiram ser ativamente “diferentes” das pessoas que as cercam. Eles estão
menos interessados em ganhar muito dinheiro e usar ternos, e mais
interessados em tirar fotos do belo pôr do sol, de seus destinos de férias e
de pratos de comida.
O Instagram ajudou a
facilitar essa mudança de foco, fornecendo apenas as ferramentas certas. Os
filtros simples que o Instagram oferece permitem que qualquer um tire um
momento mundano de sua vida e faça com que ele pareça “bonito” ou, no mínimo,
artístico. Ao fazer isso, eles alteram nosso foco e encontram a beleza e o
apelo em nossas vidas. E até hoje, o Instagram está cheio de descolados tirando
fotos de sua comida, ou de copos em pé sozinho nas mesas. Depois, há as fotos
de revistas de balas, cuidadosamente colocadas em mesas cercadas de café e
vasos de plantas.
Existem outros cantos do
Instagram, claro. Há uma enorme comunidade de fitness, por exemplo, cheia de
fotos de pessoas que parecem bronzeadas e musculosas enquanto correm pela
praia. Viajar é absolutamente enorme. Dicas de beleza e produtos de beleza
também têm um lugar grande. E a moda é perfeitamente adequada para esse meio
visual.
Arte e fotografia fazem
bem no Instagram também. E há um contingente maior de surfistas de prata do que
você imagina, feito especialmente de pessoas que gostam de atividades como
caminhadas, observação de pássaros, costura, etc.
Depois, há o conceito
duvidoso de “stunting” no Instagram.
O que é stunting? É o ato
de criar uma conta para retratar uma imagem específica, que na verdade não é
autêntica.
Mais frequente? Isso
significa parecer extremamente rico e bem-sucedido. Por exemplo, então, um
stunter poderia postar uma imagem de sua mão no volante de um Lamborghini,
usando um Rolex e com um maço de dinheiro no banco ao lado deles. Na realidade,
porém, eles estão testando o carro em um show-room, o Rolex é uma imitação, e o
dinheiro é de apenas R$ 100 que eles completaram com notas de valor menor.
Acredite ou não, as
pessoas realmente ganham a vida com o stunting! Este é o exemplo mais concreto
da “lei da atração” em ação. Finge até conseguires!
Se tudo isso parece
surpreendente, o ponto é que podemos fazer exatamente a mesma coisa para o
nosso negócio. Ao postar sobre o estilo de vida e usar os filtros e sua fotografia
para fazer com que tudo pareça incrível e desejável, você pode criar uma conta
que seja altamente persuasiva e que cresça exponencialmente.
Pense nisso como um
movimento, e não apenas como uma marca corporativa. É por isso que empresas
como a Apple são tão bem sucedidas – elas falam com o lado criativo, o lado
vistoso e o lado aspiracional do comprador. Isso é o que o Instagram vai deixar
você fazer.
O que e como postar - Com tudo isso dito, você precisa ter
certeza de que está postando imagens e vídeos que ajudam a transmitir a
mensagem que você deseja retratar. Idealmente, alguém deve ver uma de suas
imagens e se sentir inspirado e motivado – por sua vez, buscando seu conteúdo
para aprender mais.
Para muitos, isso
significa tirar fotos que sejam tão atraentes quanto possível – então, se você
tem habilidades fotográficas, então isso é o ideal! Cada foto deve de alguma
forma contar uma história e mostrar os benefícios do produto ou serviço que
você está oferecendo.
Ao mesmo tempo, também
significa compartilhar vídeos – que na verdade têm um envolvimento maior do que
imagens no Instagram!
Mas e se você não for um
fotógrafo incrível ou não estiver confiante em suas habilidades? Felizmente,
existem algumas coisas que você pode fazer para contornar isso.
Edição - Ambas as imagens e vídeos devem ser
editados para tirar o máximo partido deles – desta forma você pode transformar
uma foto branda em algo verdadeiramente atraente. Se você é sério sobre sua
fotografia, então grave suas imagens no formato de arquivo RAW, usando um
perfil de cor plana (baixo contraste e vibração). Isso fornece a quantidade
máxima de informações puras, o que significa que você pode abri-las no
Lightroom ou no Photoshop e fazê-las parecerem fantásticas ao reproduzir as
curvas de cores, a saturação etc.
Esta é também uma
oportunidade para adicionar texto, efeitos e muito mais. Existem alguns
“efeitos” incríveis que você pode encontrar para a fotografia que gerarão fotos
surpreendentes. Note que o Instagram também oferece edição básica permitindo
que você adicione coisas como efeitos de vinheta, ou altere o contraste e as
sombras, etc. Essa é uma maneira fácil de “consertar” uma foto que talvez tenha
ficado superexposta, por exemplo.
O vídeo pode ser editado
usando o Sony Vegas Pro, Final Cut, Adobe Premiere ou até mesmo software iOS
como o Luma Fusion. Desta forma, você pode juntar um pedaço longo de filmagem
para ser mais atraente e excitante. Adicione um pouco de música e gradação de
cor e você pode tornar seu vídeo muito mais impactante.
Usando Fotografia de
Stock - Outra opção é
usar fotografia de stock! Você pode encontrar sites de foto royalty free, ou,
alternativamente, comprá-las em um site como o Envato Elements
(elements.envato.com). Aqui, você encontrará grandes listas de fotos que estão
disponíveis para você usar e até editar.
E esse é o ponto-chave,
porque você pode editar fotos para torná-las exclusivas de sua marca. Por
exemplo, se você tem um negócio de condicionamento físico, pode usar fotos de
pessoas na academia ou correndo na praia e, em seguida, adicionar citações
motivacionais no topo e alguns filtros. Esses tipos de contas são extremamente
fáceis de executar e manter e, no entanto, são altamente bem-sucedidos porque
marcam todas as caixas que estamos vendo.
Em segundos, você pode
baixar uma imagem de alguém correndo na praia, transformá-la em preto e branco
e adicionar um belo texto com uma fonte de fantasia em cima. Bastam alguns
instantes para aprender as habilidades de edição e obter acesso à conta. A
mesma estratégia pode funcionar se você está vendendo carros, um site de namoro
ou praticamente qualquer outra coisa.
A melhor parte? Ela
preenche todos os requisitos: permite transmitir sua proposta de valor, criar
fotos que se destacam e ajudam seu público a sentir algo que o motiva a
comprar.
Frequência e Dicas - Usando a edição e, ocasionalmente,
fotos de stock, você pode criar um grande volume de imagens de alta qualidade
que as pessoas desejarão seguir para continuar vendo.
O próximo truque é ter
certeza de que elas estão sendo encontradas e que estão recebendo engajamento.
Então, com que frequência
você deveria postar? A boa notícia é que o trabalho de adivinhação foi retirado
da equação: as empresas, em média, recomendam postar de 1 a 3 vezes por dia
para atingir um engajamento máximo. Elas recomendam postar entre 10 da manhã e
3 da tarde para empresas locais, ou 18 da tarde, se você tiver uma audiência
global.
A próxima dica: poste na
orientação retrato sempre que possível. Isso aumentará a quantidade de espaço
que sua foto ocupa em um feed vertical e aumentará a quantidade de tempo que
seu público vê como resultado!
Próximo: use as hashtags
certas. O Instagram permite adicionar até 30 hashtags para cada postagem de
imagem, o que significa que você tem 30 oportunidades para ajudar as pessoas a
encontrar você. Se você pudesse jogar na loteria de graça 30 vezes, você só
entraria cinco vezes? Não!
As melhores hashtags são
aquelas que são populares (100.000 posts +) mas não insanamente populares
(1.000.000 posts +).
Hashtags que são muito
populares significam que seu conteúdo é abafado no momento em que você postar,
enquanto aquelas que são muito direcionadas ao nicho não trazem visualizações
suficientes. Aponte para aquele ponto doce no meio, mas também use uma
variedade de hashtags com um casal em ambos os finais do espectro.
Mais valiosas ainda são
as hashtags que são tópicos muito interessantes em seu nicho, ou que são
tendências em geral. Use “notícias relevantes” para superar o sucesso de um
tópico popular.
Pergunte a si mesmo o que
você poderia postar que seria relevante.
Mais maneiras de se
envolver - Por fim,
certifique-se de se envolver com seu público usando todos os outros truques
disponíveis. Você pode pagar por postagens e anúncios patrocinados, mas na
verdade você não precisa se concentrar em responder aos comentários em suas
postagens, comentar nas postagens de outras pessoas e gostar das fotos deles
(embora isso também ajude um pouco). Siga as pessoas em seu nicho também e
tente usar hashtags e menções para ser notado por marcas maiores.
Siga 25 novas contas e
você provavelmente receberá 10 seguidas, desde que sejam relevantes e,
especialmente, se você já se envolveu com elas no passado. E lembre-se: esse
crescimento é exponencial ao longo do tempo.
Serviços de automação do
instagram como Bume, Seguir.me e Ipost podem ajudar nessa tarefa.
Usar o Vídeo ao vivo e o
Instagram Stories é outra maneira de envolver-se mais – especialmente porque
eles às vezes notificam os usuários que você acabou de postar. Essa é uma ótima
maneira de interagir de maneira mais pessoal e direta com seu público, o que,
por sua vez, significa que você pode construir essa confiança e autoridade.
Por fim, trabalhe com
outros criadores para fazer trocas de anúncios e promover uns aos outros de vez
em quando.
Se você faz tudo isso, se
você é consistente, e se você se esforça para entregar uma mensagem ao seu
público – então há todas as chances de que você possa gerar pelo menos 100
novos seguidores por dia. E porque esse crescimento é exponencial… o céu é o
limite.
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