COMO HOSPEDAR IMAGENS NO BLOGGER – Suas imagens nunca irão sair do ar!

Muitas vezes precisamos hospedar imagens para posteriormente utilizarmos em algum projeto na web. Para isso vou ensinar nesta postagem como hospedar imagens no próprio Blogger para utilizar em banners, slideshows, templates e outros pontos em seu blog que não sejam postagens e que precisam de uma imagem com estas características. Seguindo os passos que irei apresentar, vocês não terão dificuldades em executar a ação. Lembrem-se que será preciso um pouco de conhecimento na edição dos códigos do seu tema para promover mudanças em algumas imagens que não possuem campos de alteração automáticos no blogger.

Primeiro Passo – Crie um blog de testes, apenas para hospedar as imagens.

- Crie um novo blog caso não tenha um.
- Crie com qualquer nome, pois a finalidade dele será apenas hospedagem de imagens.
- Escolha qualquer template.
- O blog servirá somente para hospedar as imagens.

É necessário fazer algumas configurações em seu blog de hospedagem para evitar que as postagens sejam encontradas por buscadores e usuários. Siga os passos seguintes para ativar esta configuração:

- Em “Básico”, clique na opção “Editar” em “Privacidade” e marque as duas opções como “Não”. Depois, clique no botão “Salvar alterações”.
- Nessa mesma tela, clique em “Editar” em “Leitores do blog”, marque a opção “Privado – somente autores do blog” e depois clique no botão “Salvar alterações”.

Segundo Passo – Crie uma nova postagem nesse blog adicionando somente imagens.

- Crie uma nova postagem.
- Nessa postagem, adicione as imagens que deseja hospedar, utilizando a opção “Fazer upload” e clicando no botão “Escolher arquivos”.
- Depois, basta selecionar a imagem e clicar em “Adicionar selecionadas”.

DICA - Particularmente eu costumo fazer uma postagem para cada imagem que vou utilizar, pois ficará mais fácil de localizar caso eu precise fazer uso da imagem, mas você poderá postar quantas imagens quiser em uma única postagem.

- Você pode dar qualquer título à postagem, pois essa postagem nunca será vista por ninguém.
- Não é necessário editar a URL, nem preencher descrição, marcadores etc.
- Após finalizar, faça a publicação normal da postagem.

Terceiro Passo – Obtenha a URL da imagem que você hospedou

 - Uma vez publicada a postagem, você deve visualizá-la. Para isso, basta clicar na opção “Visualizar”, logo abaixo do título da postagem e ao lado de “Editar”.
- Quando a postagem for aberta, clique na imagem com o botão direito do mouse e escolha a opção “Copiar URL da imagem” ou “Copiar endereço da imagem” dependendo do seu navegador, a opção pode ser diferente.

- Caso queira visualizar o endereço da imagem antes de adicionar o mesmo ao código do seu blog, cole o endereço da imagem em um bloco de notas ou até mesmo no próprio MS-Word e depois transfira para o destino desejado.

Agora, você tem o endereço do local onde a imagem foi hospedada. Em meu exemplo, o endereço da imagem é:

https://1.bp.blogspot.com/XLld7CK3L70/WnRoiGwnE0I/AAAAAAAAhcw/N_EwmZV6cyQ4NFbgQNN1sZ4UilH5nlfUgCLcBGAs/s320/19554613_1443121779057448_4902540230412588396_n.jpg

É esse endereço que você deve utilizar onde quiser que a imagem seja exibida, pode ser em slideshow, banner ou identificando seu perfil.

Este é um procedimento bem simples e útil. A grande vantagem deste método em relação aos outros métodos de hospedagem, é que ele não necessita de nenhum serviço adicional. Você ainda evita que suas imagens não sejam exibidas caso o outro serviço esteja fora do ar.


A desvantagem é o endereço enorme que a imagem recebe, infelizmente, não podemos mudar isso! Não tente encurtar a URL com o Google Shortner ou outros métodos. Uma coisa é certa... Eu tenho certeza que muitos não sabiam que é possível hospedar imagens no Blogger desta forma? Deixe sua opinião nos comentários.

Postar um comentário

0 Comentários